Já se perguntou porque o clima parece está meio loko? Sério, não é coisa da sua cabeça, as chuvas estão realmente mais fortes (segundo dados históricos), o verão está realmente mais quente e o inverno está realmente mais frio!
Tudo isso e isso está interligado com o debate da década, as “Mudanças Climáticas”.
O que é?
As mudanças climáticas são transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima (fonte: ONU).
Causadores
Entre as principais atividades humanas que causam o aquecimento global e consequentemente as mudanças climáticas, são:
- Queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo, carvão mineral e gás natural) para geração de energia;
- Atividades industriais e transportes;
- Agropecuária;
- Descarte de resíduos sólidos (lixo) e
- Desmatamento do efeito estufa.
Todas estas atividades emitem grande quantidade de CO² e de gases formadores (fonte: fundação WWF)
E as emissões continuam aumentando. Como resultado, a Terra está agora cerca de 1,1 °C mais quente do que no final do século XIX. A última década (2011-2020) foi a mais quente já registrada.
Muitas pessoas pensam que as mudanças climáticas significam principalmente temperaturas mais altas. Mas o aumento da temperatura é apenas o começo da história.
As consequências das mudanças climáticas agora incluem, entre outras, secas intensas, escassez de água, incêndios severos, aumento do nível do mar, inundações, derretimento do gelo polar, tempestades catastróficas e declínio da biodiversidade.
Aquecimento Global ou Resfriamento Global?
Outra dúvida que costuma surgir a respeito das mudanças climáticas é: como elas podem causar episódios de frio extremo se a Terra está sofrendo um “aquecimento global” e não um “resfriamento global”?
Explico! Os cientistas provaram que: o aumento da emissão de gases de efeito estufa aumenta a retenção de energia nos oceanos como e na atmosfera, provocando um aumento da intensidade, da frequência e do impacto de eventos climáticos extremos, sejam de frio ou de calor (fonte: Ecycle).
O fato amiga é que estamos vivendo a década decisória para a recuperação da terra, precisamos nos empoderar com nossas decisões de consumo, estilo de vida, votos e ações para promover a munda que o mundo precisa!
E nós estamos aqui como aliadas nessa mudança! #juntaspelamudança
Prometeu e entregou mais (indicações)!
Ouça a voz de especialistas! Esse vídeo entrega tudo e mais um pouco sobre a pauta.
Veja Também: Quem é Greta Thunberg?
Escrito por: Sarah Almeida | @sarah.almeidda
Fundadora da Florent, pesquisadora de moda e Economia Circular. Formada em gestão de resíduos pela Fundação LIxo Zero Brasil e finanças sustentáveis pela ONU.