5 passos para gerar menos lixo

Diminuir a quantidade de lixo pode parecer uma tarefa complicada, principalmente por termos nascido em uma sociedade onde o consumo de descartáveis é visto como prático nas horas de uso. Mas, se pararmos para pensar nesse tema, de prático não tem nada. O uso inconsciente de descartáveis só traz malefícios para a vida de nosso planeta, polui os oceanos e mata a vida que há nele, contaminando o solo e os lençóis freáticos, além de causar alagamentos e inundações em períodos de chuva. 
Porém como toda mudança precisa ser de dentro para fora, tomarmos consciência do que não funciona é primordial para conseguirmos mudar velhos padrões, inclusive a produção exacerbada de lixo. Lembrando que, não existe “jogar fora”, tudo que descartamos continua aqui na Terra.

 Para você começar seu ano de 2020 com uma pitada a mais de consciência, nós da Florent trouxemos 5 passos básicos de como gerar menos lixo. Vem cá!   

 

#1 Não saia de casa sem uma ecobag 

 

 

Ecobag Florent

Elas estão na moda (ainda bem) e você pode carregá-las por aí dentro da bolsa, e na hora de comprar algo, pronto, você pode dizer a linda frase, “Não precisa de sacola, gratidão”, e após isso pegar sua ecobag e colocar suas compras lá dentro. Olha que lindo, não é simples? 

Reduzir, reutilizar e ressignificar, são as 3 palavras que giram em torno da redução de lixo em nossas vidas. Utilizando sempre uma eco bag você reduz o uso de sacolas plásticas, reutiliza em todas as compras que  fizer e ressignifica a condição do plástico como insubstituível. 

#2 Copo retrátil

 

Já ouviu falar ou viu o copo da Menos 1 lixo? Pois então, eles são lindos e estão disponíveis em diversas cores, mas acima de tudo você sabe sobre o impacto positivo que o uso desses copinhos trazem pro mundo?

Idealizado por Fe Cortez, ativista ambiental e criadora da plataforma de educação ambiental, Menos 1 lixo, o copinho é agente de transformação na vida de quem o utiliza e consequentemente na vida de todos do planeta.

De acordo com a Associação Brasileira de Limpeza Pública, no Brasil são consumidos cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia. Pois é, assustador, já com o copo existe uma estimativa de que usando ele 5x ao dia você irá economizar 25 copos plásticos por semana, ou até mesmo usando 1x por dia, após 1 ano, 365 copos descartáveis serão economizados. Imagina se todo mundo começasse a aderir? 

 

Mesmo quem não tem o copo da Menos 1 lixo pode fazer a diferença levando um copo retrátil ou uma garrafinha que caiba na bolsa para o dia a dia, só basta pegar na cozinha né?

#3 Porque usar canudos de Metal/ Vidro/ Bambu?

 

Tenta imaginar que cena e que sensação mais desagradável deve ser estar enrolado ou até mesmo engolir um canudo de plástico. Péssimo, né? É esse o destino, na maioria das vezes, dos canudos descartáveis, eles vão parar lá nos oceanos nos corpos dos animais, na areia da praia, ou até mesmo pelas ruas da cidade.  

 

Isso acontece devida a forma errada de “descarte” do lixo no Brasil. Segundo algumas estimativas, 80% dos descartes encontrados no oceano tem origem de atividades realizadas na Terra. Portanto, evite os canudos de plástico, e se você não tiver um canudo reutilizável ainda, é só beber no copo, como nos velhos e bons tempos.

#4 Dale Bucha vegetal

Sim, ela dá em árvore! Fruto da Luffa Cylindrica, uma trepadeira de flor amarela. Se você puder e quiser pode plantá-la em sua casa e ter pra sempre, um produto biodegradável, que segue o ciclo da natureza e que se decompõe rapidamente diferente da bucha sintética.

 

A bucha vegetal é tudo isso e mais um pouco, você pode usá-la no banho, como já é conhecida pelo uso, e na cozinha também. Assim que perceber a vida útil dela acabou você deixa ela de molho para sair os resíduos de sabão, picota e coloca na terra. Ela se decompõe facilmente. Imagina só, quantas esponjas são descartadas todos os dias em todo o Brasil, para onde elas vão?

 

A troca da bucha sintética pela bucha vegetal é a escolha mais certa se você quer diminuir o descarte rápido, errado e longo.  

.

#5 Use e abuse dos potes de vidro/ sacos reutilizáveis 

 

Leve seus potes para suas compras a granel. A maioria dos vendedores, sejam de feiras, ou lojas físicas, aceitam colocar os produtos diretamente nos potinhos, assim você evita o uso de sacos plásticos na hora da compra. E se você tá pensando que vai ter que comprá-los, tá enganada. Esses potes são os potes de azeitona, conservas, geleias que você compra aí na sua casa. Guarde-os.

 

O mesmo na hora de ir fazer varejão, levando sacos reutilizáveis você evita o uso dos sacos plásticos na hora de pesar as verduras e frutas.

Qualquer atitude, mesmo que pequena, já faz total diferença! 

 

Escrito por: Letícia Vinhal | @leticiavinhal

como-descartar-lixo-eletronico
Todos os Artigos
Equipe Florent

Como descartar lixo eletrônico

O lixo eletrônico é um problema ambiental crescente no Brasil e no mundo. Esse tipo de resíduo, composto por equipamentos eletrônicos e

Ler post

Compartilhe:

Pinterest
WhatsApp
Facebook
LinkedIn